Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas (NPDN)
O Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas (NPDN) foi oficialmente fundado em 2014 pelo Prof. Dr. Josué de Moraes. O NPDN foi efetivamente implantado na Universidade Guarulhos (UNG) em 2016, ano em que começaram as atividades de pesquisa com o ingresso do Dr. Josué no quadro de docentes da Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado).
nós fornecemos a melhor pesquisa
Linhas de Pesquisa
Atualmente o Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas, possuí 4 modelos experimentais diferentes:
Caenorhabditis elegans
Caenorhabditis elegans é uma espécie de nematódeo de vida livre. Vive em ambientes temperados. Tornou-se um importante modelo para o estudo da biologia e saúde.
Toxocara spp
Toxocara é um nematódeo comumente encontrado parasitando cães e gatos. No humano pode causar larva migrans (toxocaríase). Essa doença afeta mais de 41% da população mundial.
Schistosoma mansoni
Schistosoma é um verme trematódeo que causa a esquistossomose. A doença afeta mais de 240 milhões de pessoas.
Angiostrongylus spp
Angiostrongylus spp é um nematoide frequentemente encontrado em roedores e moluscos terrestres, parasitando ocasionalmente seres humanos.
Estratégia de Pesquisa
Para obtermos resultados em nossas pesquisas, utilizamos 2 estratégias promissoras:
A inovação incremental consiste na busca de novos usos para medicamentos já existentes (reposicionamento de fármacos). Por exemplo, verifica-se a ação antiparasitária de um fármaco analgésico. Outrossim, desenvolvemos novas formulações para medicamentos existentes com o intento de melhorar a eficácia terapêutica. O ensaio antiparasitário de formulações para pacientes pediátricos também faz parte da linha do NPDN.
A inovação radical consiste na busca de novas moléculas, especialmente produtos naturais oriundos da biodiversidade brasileira. O NPDN recebe centenas de substâncias, conhecidas ou inéditas, para avaliar o potencial antiparasitário. A maioria dessas moléculas são isoladas de plantas, mas também realizamos ensaios com substâncias de algas, fungos e animais.
Infraestrutura
O NPDN possuí uma excelente estrutura laboratorial, o que permite grade autonomia durante as pesquisas. Este trabalho é realizado graças a uma elaborada equipe e colaboradores que acreditam na pesquisa e ciência realizada elo Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas.