O Android 14 ainda está em fase de liberação para dispositivos móveis, mas o Google já está pensando na próxima geração. O Android 15, futura versão do sistema operacional da empresa, foi sugerido pela primeira vez a partir de uma brincadeira bastante sutil.
Segundo o site 9to5Google, a brincadeira está na atualização Android 14 QPR3 Beta, a atual versão de testes da plataforma para desenvolvedores. A gigante de Mountain View incluiu uma leve mudança no Easter egg do sistema, uma ilustração que a empresa “esconde” dentro das configurações do telefone.
O novo Easter egg do Android.Fonte: 9 to 5 Google
Nessa nova versão, a logo do Android 14, que é um símbolo que imita uma agência espacial, foi invertido. De cabeça para baixo, ele se parece com a letra “V”.
Além disso, as coordenadas simuladas no Easter egg mudaram de direção e agora apontam para “Vanilla Ice Cream” (sorvete de baunilha, em tradução direta para o português). Em inglês, este é o codinome interno da próxima atualização.
O que isso significa?
Apesar de hoje as versões do Android serem numeradas, até alguns anos atrás cada atualização tinha o nome de uma sobremesa, sempre em uma evolução da ordem alfabética — Lollipop, Marshmallow, Nougat, Oreo e assim por diante.
Se essa nomenclatura ainda existisse, o Android 14 seria a letra “U”. Já o Android 15 é o “V”, a forma da letra que o símbolo invertido representa.
Até o momento, o Google não se manifestou oficialmente sobre o Android 15. Porém, especulações já apontam para novidades como um alerta sobre a saúde da bateria do dispositivo e um recurso para forçar a exibição de aplicativos no modo tela cheia.
Se ele seguir o calendário de lançamentos da companhia, ele deve ser lançado apenas no final de 2024. O Android 14 começou a chegar para dispositivos móveis a partir de outubro do ano passado.